segunda-feira, 7 de junho de 2010

Disciplinas on-line


Por meio desta postagem gostaria de descrever a profunda mágoa que eu e alguns de nossos companheiros sentimos em função desta nova e moderníssima forma de ensino.
Eu até acredito que no futuro essa possa ser uma boa forma de ensino a distância mas nós não estamos falando de um curso por correspondência, e sim de uma instituição de ensino superior. As aulas presenciais tem um nível altíssimo e o resultado é muito superior ao das disciplinas on-line. Só que nós pagamos o mesmo preço (e não é barato) por essa aula artificial.E pior, eu vejo isso como um tremendo desrespeito aos meus professores que estão sendo substituídos por computadores. Mas também não posso só reclamar. O trabalho é bem feito. Quando o SIA está funcionando nós assistimos àquela montagem de slides feitos com um tremendo capricho e se não entendemos, podemos perguntar ao professor pelo e-mail e dentro de alguns dias, quando eu já tiver esquecido a minha dúvida ele vai responder. Isso se eu já não tiver lido o assunto no wikipedia que na minha opinião é a melhor maneira de estudar matérias on-line.
Tinha um professor de filosofia que me daria aula no 7ºperíodo. Eu estava super empolgado pra ter aula com aquele cara, ele é um dos melhores professores que eu já vi. Mas quando eu cheguei no sexto período a aula dele passou a ser disciplina on-line. Quando ele me contou isso eu tive a idéia de montar esse blog.
Bem... é isso. Disse aqui tudo que gostaria de dizer na avaliação institucional da faculdade a respeito das disciplinas on-line. Convido nossos leitores a participar desta iniciativa e dizer tudo aquilo que sentem a respeito da nossa instituição. Tenham sempre em mente que o nosso objetivo é desenvolver a faculdade e seu sistema de ensino pelo nosso futuro.

2 comentários:

  1. De fato, por mais que eu tenha queimado os neurônios para encontrar alguma vantagem nas disciplinas on-line, é impossível. Nós estamos perdendo o contato com o professor e a chance de trocar ideias com os colegas de turma. O famoso networking se torna mais virtual. Como se não bastasse, existem as disciplinas telepresenciais. Está aí uma sugestão para o próximo post. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Pois, é. Também tive essa decepção. Estava bem empolgada para fazer filosofia e... !!!?? Particularmente, eu acho impossível uma aula deste porte ser através da internet, enfim...Também me pergunto, porquê, raios, a matéria online tem exatamente o mesmo preço da presencial??? Mistério.

    Sei que a internet está aí. E é um grande avanço para uma instituição de ensino se adaptar a este novo aparato. Mas, fica a pergunta: será, assim, tão eficaz?
    Não sei.
    Para mim, pelo menos, não foi tão interessante.
    Hummm...Será que existem dados que comprovem a eficiência da disciplina on-line? Afinal, de tempos em tempos uma disciplina se torna virtual. Deve haver um motivo para isso, não?

    Muito interessante a ideia do blog!
    Abs!

    ResponderExcluir